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Sou arquiteto e professor. Este site tem o objetivo de que pessoas amigas e alunos estejam mais próximas e é dedicado a quem compartilha comigo o prazer de aprender e ensinar. É um espaço destinado a troca de experiências somadas ao longo dos anos de experiência docente. Durante anos ministrei aulas em um curso preparatório na cidade de Goiânia - arqdomus - e pude perceber um número significativo de postulantes ao curso de arquitetura que acreditam que é necessário ser um artista para cursá-lo. Portanto, faz-se necessário compreender a dimensão da palavra artista nos dias atuais.

A importância da síntese gráfica no trabalho do arquiteto.

O arquiteto na sua essência é um artista. Artista na medida em que é criador, que lida com a intuição, a sensibilidade, mas que alia a tudo isto o conhecimento científico e a inovação tecnológica. Tem no desenho sua principal forma de expressão. No entanto, o desenho que se requer dele não é o mesmo produzido pelo artista plástico. Os desenhos, do Arquiteto Rui Jorge da Costa Neto, nos mostram diferentes sínteses gráficas de um mesmo objeto.

Percebe-se que todas elas apresentam o que consideramos o mais relevante: a fidelidade à proporção e a correta estruturação da forma. Assim, podemos compreender e apreender a ideia que se quer transmitir. O arquiteto, não necessita de ter do artista as mãos e sim a alma.

Lapiseira x Caneta Digital

Não faz diferença se as mãos manipulam uma lapiseira ou uma caneta digital. Marcos Bandeira de Oliveira, em seu livro SketchUp Aplicado ao Projeto Arquitetônico faz a seguinte afirmação:

... é importante esclarecer que normalmente existe uma associação equivocada entre o desenho manual e o uso do papel e do lápis. A ação manual não pode ser confundida com a mídia utilizada.... os tabletes hoje oferecem diversas ferramentas para o desenho â mão livre, ou seja, apesar da mídia ser digital, a ação é analógica.

Desenhar à mão livre ou riscar em uma parede com um pedaço de gesso evidenciam a mesma nascente epistemológica, onde a habilidade é o norteador principal. Os instrumentos são meros coadjuvantes.  A criatividade na arquitetura está relacionada com a tecnologia e as demais ciências a serem utilizadas, e em situações que delimitam a fronteira do conhecimento, pesquisa-se uma nova tecnologia. A criatividade está mais próxima do conhecimento e menos dependente do dom.